terça-feira, 17 de abril de 2012

Citrino e Mercúrio


  
Mercúrio teve o seu nome atribuído pelos romanos baseado no mensageiro dos deuses, de asas nos pés, porque parecia mover-se mais depressa do que qualquer outro planeta. É o planeta mais próximo do Sol e o segundo menor do Sistema Solar (o primeiro é o "ex-planeta" Plutão). Sua rotação demora 42 dias terrestres, i.e.para acontecer um alvorecer e um anoitecer ao mesmo tempo, porém leva apenas 87 dias para dar sua volta ao redor do astro-rei. Não há atmosfera em Mercúrio e seu núcleo ocupa 75% de seu corpo, é o mais maciço dos planetas e o mais castigado, por sua proximidade do Sol, pela coroa e ventos solares que dificultam seu estudo, pesquisa e observação pelo satélite Hubble. Possui muitas crateras, assim como a nossa Lua.
Mercúrio, em romano, ou Hermes, em grego, é o deus que representa a mente, o pensamento, ou melhor, a velocidade do pensar, já que ele possuía asinhas nos pés (ou em seu capacete), a comunicação e a negociação, a aquisição de conhecimentos, a integração com as pessoas de forma leve e alegre. O único deus a mergulhar nos mares Netuniano dos sonhos, do inconsiente e também no submundo de Plutao, portanto Mercúrio é considerado benvindo a todos os ambientes.
O cristal Citrino vem trabalhar na clareza mental, fortalecendo a memória, o reter o que aprendemos, garantindo capacidade maior de entendimento emocional ou instintivo. Auxilia no despertar da energia do plexo solar, do auto-valor, do saber expressar dons e talentos herdados, da auto-estima e da auto defesa. Promove a alegria, a leveza na comunicação, ajuda nas negociações de qualquer espécie, memorização para os estudos, pois trabalha o lado esquerdo do cérebro. Bom posicioná-lo em sala de reuniões, quarto de estudos e para criar proteção. Esta pedra também trabalha purificando e descongestionando nosso estômago tanto do alimento psíquico (os famosos sapinhos que engolimos!) como do físico.   
Mercúrio é o planeta mais próximo ao Sol. O plexo solar é a morada do ego, onde guardamos nossas lembranças infantis e onde desenvolvemos a auto valorização e a auto confiança ou nos sentimos submissos, vulneráveis e ignorados por nós mesmos. Assim como Mercúrio é um pequeno planeta do nosso Sistema Solar mas tem sua importância no Universo, nosso ego-pequeno também tem sua importância para a composição de nossa personalidade. O citrino então, vem para clarear com sua luz amarelo vibrante a memória de quem realmente somos, para que possamos tomar nosso lugar de destaque ao sol, ao nosso Sol interno e brilhar cada vez mais, apesar das "crateras" que a vida nos oferece! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário